sábado, 21 de maio de 2011

FÉ- A visão da alma


Aos amados leitores, em especial aos alunos da EETAD da IEADC - BV.
Transcrevo a seguir alguns pontos sobre os diferentes tipos de fé, extraídos do livro "CRENTES QUE PRECISAM DE SALVAÇÃO" de autoria do Pastor Paris Reidhead.

FÉ INTELECTUAL - uma atitude de aceitação intelectual da Palavra de Deus, um mero concentimento mental, evasivo, frio e formal. É a casa  construída sobre a areia. O mero fato de alguém acreditar que o que está escrito na Palavra de Deus é verdade não significa que a Palavra foi aplicada nele. Ela, em si é verdade, mas será que já se tornou verdade em nós? Precisamos fazer distinção entre entender a Palavra mentalmente, e recebê-la no coração.

FÉ MORTA - é baseada apenas em "confissões" e "profissões" religiosas. É a crença em um conjunto de regras, rituais e tabus. São pessoas que se abstém disso ou daquilo, observam essa ou aquela prática. Foram batizadas ou doutrinadas. Mas ainda não sabem que a salvação não é um conjunto de doutrinas ou rituais, mas sim em ter a vida de Cristo em si mesmo. "Aquele que tem o Filho tem a vida" E tais indivíduos tem tudo , menos Cristo.

FÉ DOS DEMONÔNIOS - é uma reação emocional aos horrores do inferno e as belezas do céu. É a fé expressa pelos demônios que clamavam: "Vieste atormentar-nos antes do tempo?" Eles sabiam que Jesus Cristo era Deus e que irá julgá-los um dia. Mas continuaram sendo demônios. Tiago disse que "os demônios  creem e tremem", mas continuam rebeldes e impenitentes; apesar de crerem ainda são demônios. Reagem emocionalmente assim: - "não quero ir para aquele lugar horrível. O que eu ouvi falar a respeito do céu me agrada mais e quero ir para lá. Então eu vou crer em qualquer coisa que estabelecerem como requisito para me livrar do inferno e ganhar os céus.

FÉ DO CORAÇÃO - em Rm. 10. 8, 9  encontramos uma declaração clara e distinta do tipo de fé que nos salva unindo-nos a Jesus Cristo: "Porém que se diz? A Palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a Palavra da fé que pregamos. Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." É possível uma pessoa aceitar esses fatos apenas no intelecto, isto é, acatar as doutrinas e submeter-se aos rituais, mas não possuir a fé que salva. Pois esta fé precisa ser vitalizada, para então se tornar a fé salvadora. É preciso crer, não apenas com um aceno de cabeça como que concordando com o que se diz, mas sim com o coração, ou seja, vivendo e agindo de acordo com os fatos anunciados. É preciso o homem se conscientizar de sua condição de pecador, experimentar a convição de seus pecados e em seguida arrepender-se desejando "nascer" na família de Deus. (REIDHEAD, 1989)
                                                 
"E vos renoveis no espírito do vosso entendimento"
(PAULO, o apóstolo)


charis kai eirene
Cleverson MS

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A GLÓRIA DO SENHOR

TEXTO BASE – 1 Samuel 4.21,22

Glória

Heb.

“kavod” - honra, abundância, riqueza, esplendor, dignidade

Este termo refere-se a glória visível de Deus

“Shekinah” - vem do termo “Shakan” - habitar, permanecer

Ex. 25.8; 24.16

Baseado em Ezequiel:

- a Glória do Senhor no rio Quebar Ez.1.28

Quando Ezequiel é vocacionado por Deus para levar a sua palavra entre os cativos na Babilônia. Ezequiel estava com eles no cativeiro morando junto ao rio Quebar.

- a Glória do Senhor no vale Ez.3.23

Ezequiel novamente vê a Glória do Senhor, o destaque é para a expressão: “...como a Glória que vi junto ao rio Quebar”. Era a mesma de quando ele foi vocacionado por Deus.

- a Glória do Senhor em Jerusalém Ez.8.4

Ezequiel é levado pelo Senhor em visão até Jerusalém, e lá ele vê a Glória do Senhor “...conforme a semelhança que eu tinha visto no vale.”

- a Glória do Senhor no templo Ez. 9.3; 10.4;10.18,19;11.22,23

Ezequiel vê a Glória do Senhor se preparando para se retirar do templo e consequentemente da cidade de Jerusalém.

ENTRE O CAPÍTULO 12 E 42 NÃO É MAIS MENCIONADO SOBRE A GLÓRIA DO SENHOR ENTRE O SEU POVO (JERUSALÉM).

- a Glória do Senhor no templo Ez.43.2,4,5; 44.4

Marca o retorno da glória do Senhor para o templo de Jerusalém, é o tempo de restauração.
Cleverson MS